blog

AFINAL, O QUE É O DOPPLER?

Está lá na requisição do exame: ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido. Finalmente chega o dia de ver o bebê, o exame começa e... ué?! O exame é em preto e branco? Mas não era colorido?

Afinal, o que é o Doppler?

O Doppler é um dos recursos utilizados na ultrassonografia para medir fluxo, e pode ser traduzido por uma escala de cores ou por ondas. Na obstetrícia, é uma ferramenta muito importante: durante o primeiro trimestre é utilizado no rastreio de aneuploidias (risco para as síndromes mais comuns) e no cálculo do risco para pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal. A partir do segundo trimestre é um dos principais instrumentos na avaliação do bem-estar fetal.

Então quando o pré-natalista solicita ultrassom com Doppler colorido, ele quer saber como está a circulação da mamãe e do bebê.

É muito comum a confusão com a ultrassonografia tridimensional (3-D) ou em tempo real (4-D) em que há uma reconstrução através de múltiplos planos e a imagem aparece como “uma fotografia alaranjada”. Mas isso é assunto pra outro texto...

 

Dra. Francieli Zago CRM 15107

 

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design