blog

SANGRAMENTO NO INÍCIO DA GESTAÇÃO

A mulher uma vez grávida geralmente não sangra, entretanto algumas mulheres apresentam discreto sangramento no início da gestação, que é o sangramento da nidação, ou seja, causado pela implantação do ovo no endométrio, que é a camada mais interna do útero.

Outros sangramentos são decorrentes de alguma possível alteração na gestação. As causas de sangramento de início da gestação nada tem relacionado com as causas de sangramento no final da gestação.

Os sangramentos iniciais, geralmente até as 12 semanas, também podem ocorrer até as 22 semanas gestacionais. Podem ser decorrentes de ameaça de aborto, abortamento, gestação ectópica e doença trofoblástica gestacional (mola hidatiforme).

Na ameaça de abortamento, geralmente o sangramento não tem grande volume, embora ocorram exceções, e é comum a gestante referir cólica. Nestes casos, cessado o sangramento, a gestação prossegue sem alterações.

O abortamento é a perda de uma gestação antes de 22 semanas ou com feto menor de 500g. Entretanto o abortamento nem sempre é acompanhado de sangramento, podendo ter ocorrido o aborto retido e a mulher vir a sangrar semanas depois.

A gestação ectópica é quando a gravidez não ocorre no útero, sendo o principal local a trompa. Nestes casos, quase que invariavelmente, a paciente inicia com dor abdominal e muitas vezes sangramento.

A doença trofoblástica gestacional (mola hidatiforme) é outra causa de sangramento inicial na gestação. Causa esta mais rara, ocasionada por fecundação anômala, as vezes com óvulo da mãe sem carga genética, tendo apenas carga genética do pai, ou quando um óvulo é fertilizado por dois espermatozóides ao mesmo tempo. Estas gestações evoluem com um aumento acelerado do tecido trofoblástico (da placenta) com alterações que geralmente levam ao sangramento.

Existem ainda outras causas de sangramento no início da gestação como trauma, após relação sexual, infecção vaginal ou no colo uterino, pólipos ou até o câncer de colo uterino.

Nos casos de sangramento de 1º trimestre, caso o obstetra julgue necessário, a ultrassonografia especializada é de grande ajuda no diagnóstico das patologias envolvidas.

Dra. Nilvana da S. Costa da Silva CRM 6681

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design