blog

GESTAÇÃO GEMELAR

GESTAÇÃO GEMELAR

 

A incidência de gravidez múltipla está aumentando principalmente devido à postergação da maternidade, ou seja, os casais decidem ter filhos mais tarde, com a idade das mulheres mais avançada na concepção, e também devido ao uso das técnicas de reprodução assistida.

Existem 2 tipos de gestação gemelar:

A MONOZIGÓTICA:  onde há ovulação de apenas 1 óvulo que fecunda com 1 espermatozóide formando 1 só ovo que se divide, formando 2 indivíduos idênticos (ou gêmeos verdadeiros). A gestação monozigótica representa de 20 a 30% das gestações gemelares e pode se apresentar das seguintes formas:

  • Dividir-se nos primeiros 3 dias da fecundação formando 2 placentas com 2 bolsas;
  • Dividir-se do 4º ao 8º dia da fecundação formando 1 placenta com 2 bolsas;
  • Dividir-se do 8º ao 12º dia da fecundação terá apenas 1 placenta e 1 bolsa;
  • E, apesar de raro, essa divisão ocorrer após o 13º dia da fecundação forma-se 1 placenta, 1 bolsa com os gêmeos unidos, ou seja, os gêmeos ficam unidos e muitas vezes compartilham um mesmo órgão entre si, aumentando os riscos de complicações inerentes a esta condição.

A DIZIGÓTICA:  esta ocorre quando dois óvulos são fecundados por dois espermatozóides, gerando 2 fetos diferentes, ou gêmeos fraternos. Este tipo de gestação gemelar é o mais incidente, e sempre cursam com 2 placentas e 2 bolsas.

Todas as gestações gemelares são consideradas de alto risco, pois há riscos maiores tanto para a mãe, com maior chance de desenvolver doenças gestacionais como o diabetes e a hipertensão, como para os fetos, pois há aumento dos casos de restrição de crescimento dos bebês intra-útero e de prematuridade. Sabe-se que 60% dos gemelares nascem antes das 37 semanas.

O acompanhamento ultrassonográfico especializado nas gestações gemelares é de fundamental importância pré-natal, desde o início, identificando o tipo de gestação gemelar, se há 1 ou 2 placentas, 1 ou 2 bolsas, tempo de gestação, e durante a gestação, identificando os casos de maiores riscos, contribuindo desta forma, para o nascimento de bebês saudáveis

Dra.Nilvana da S. Costa da Silva

 

 

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design