blog

SANGRAMENTO DO 2º E 3º TRIMESTRES DE GESTAÇÃO

 

Estes sangramentos vaginais que podem aparecer na gestante com mais de 22 semanas de gestação e apresentam causas diferentes dos sangramentos iniciais, sendo assim, uma gestante que apresentou um sangramento inicial na gestação por em descolamento parcial do saco gestacional em nada apresenta relação com as patologias que podem ocorrer após as 22 semanas de gestação.

Sempre que há a perda de sangue vaginal na gestante temos que afastar causas normais ou fisiológicas como a perda do tampão mucoso, que é um pouco de muco, muitas vezes acompanhado de um pouco de sangue que é liberado por muitas gestantes no final da gestação e afastar também causas ginecológicas como infecções vaginais ou do colo, pólipos ou até câncer de colo uterino.

As patologias que causam sangramento após as 22 semanas de gestação, porém são mais frequentes no final da gestação, são causas frequentemente graves e que requerem cuidados médicos. As patologias que podem estar envolvidas são principalmente o descolamento prematuro de placenta e a placenta prévia, existem ainda outras causas, porém são muito menos incidentes.

O descolamento prematuro de placenta é o descolamento parcial ou total placenta que estava inserida normalmente no útero, antes do nascimento do concepto. Nestes casos geralmente o sangramento tem início súbito, muitas vezes, em grande quantidade e acompanhado de intensa dor uterina. As gestantes mais expostas a esta patologia são as hipertensas (gestacionais ou crônicas), tabagistas, ou decorrentes de traumas abdominais.

A placenta prévia é a implantação da placenta junto ao colo uterino. O diagnóstico de placenta prévia é estabelecido somente após a 28ª semana com a ultrassonografia transvaginal detalhada, pois antes deste tempo, uma placenta que se encontra em uma posição mais baixa pode subir com o crescimento do útero. Quando ocorre o sangramento por placenta prévia este geralmente é vivo, e apenas em raras vezes é intenso, e em poucas vezes pode ser acompanhado de dor abdominal.

Em todos os casos de sangramento na gestação as gestantes devem receber cuidados médicos e se estes julgarem necessário, a realização de ultrassonografia especializada pode ter grande contribuição.

Dra.Nilvana da S. Costa da Silva CRM 6681

 

 

 

 

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design