blog

ENDOMETRIOSE

ENDOMETRIOSE

Endometriose é a presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. O tecido endometrial é o que compõe a camada mais interna do útero, a camada que menstrua.

A endometriose pode apresentar diferentes formas, como cistos de endometriose dentro dos ovários (chamados endometriomas) ou implantes destes tecidos ectópicos em vários pontos da pelve ou eventualmente do corpo. Estes implantes respondem a hormônios e sangram esporadicamente causando dor principalmente no período menstrual, porém ao longo do tempo, com a inflamação recorrente, causam aderências entre as estruturas da pelve.

Esta patologia nem sempre causa sintomas, podendo ser encontrada em pacientes sem nenhuma queixa, porém ela é mais incidente em pacientes com queixa de infertilidade e de dor pélvica crônica.

Uma porcentagem significativa das pacientes com endometriose apresenta endometriose profunda, isto é, implantes profundos de tecido endometrial em locais como intestino grosso, ligamentos do útero e bexiga.

A suspeita da doença é feita pelo médico com base nas queixas clínicas da paciente e nos achados do exame ginecológico.

Com base nos recentes trabalhos científicos, a ultrassonografia transvaginal, quando realizada por profissionais experientes, em particular a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal prévio,  pode ajudar no diagnóstico da doença, principalmente na identificação da doença mais grave e profunda, colaborando para o planejamento do tratamento mais adequado.

Existem tanto tratamentos clínicos que podem ser: expectantes, uso de analgésicos, várias terapias medicamentosas hormonais; bem como tratamentos com intervenção cirúrgica. A escolha do tratamento médico vai ser individualizado para cada paciente, levando-se em consideração a gravidade dos sintomas, extensão e localização da doença, desejo de fertilidade, efeitos colaterais de medicações e até mesmo o custo destas.

Dra.Nilvana Costa da Silva, CRM 6681, Ginecologista e Obstetra

 

 

 

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design