blog

Higiene íntima feminina parte 1

A grande preocupação das mulheres, especialmente aquelas com intensa atividade diária, é que a falta de asseio da área genital possa promover o desenvolvimento de corrimentos, odores desagradáveis e infecções. Existem mecanismos endógenos, próprios da mulher, que vão ajudar na manutenção do ecossistema vulvovaginal, contudo, os excessos para mais e para menos, de higienização genital poderão suplantar estes mecanismos de defesa, promovendo desequilíbrios locais. Desta forma, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, desenvolveu este guia de recomendações para ajudar a mulher na sua higienização. (Mulheres sensíveis que tenham história e antecedentes alérgicos não devem necessariamente seguir estes passos).

Área a ser higienizada

Compartimento externo (monte púbico, pele de vulva, raiz das coxas e região perianal) e compartimento intermédio (interior dos grandes lábios e dos pequenos lábios até a membrana himenal). A higienização diária deverá evitar a introdução de substâncias na cavidade vaginal (compartimento interno).

Frequência diária de higienização

No clima quente: uma a três vezes.

No clima frio: pelo menos uma vez ao dia.

 Recomendações gerais:

 Técnica de higienização

A vulva, a região pubiana, a região perianal e os sulcos crurais (raiz das coxas) deverão ser higienizados com água corrente e com produtos de higiene, fazendo-se movimentos circulares, que evitem trazer o conteúdo perianal para a região vulvar e que atinja todas as dobras sem exceção. Incluir os sulcos interlabiais (entre pequenos e grandes lábios), região retro prepucial (clitóris). Não se recomenda, exceto nos casos de indicação médica, introduzir água e/ou outros produtos no interior da vagina (duchas vaginais). Secar cuidadosamente as áreas lavadas com toalhas de algodão secas e limpas que não agridam o epitélio da região. A lavagem genital deverá dar preferência para os banhos com água corrente para favorecer a remoção mecânica das secreções.  Os banhos de assento estarão indicados somente quando houver recomendação médica.

 Tipo de produto

 Preferencialmente, produtos apropriados para a higiene anogenital que sejam hipoalergênicos, com detergência suave e pH ácido variando entre 4,2 a 5,6.

 Forma de apresentação

Preferencialmente, produtos de formulação líquida, pois os produtos sólidos, além de serem mais abrasivos, geralmente apresentam pH muito alto (alcalino).

 Tempo de higienização

 O tempo de higiene genital não deve ser superior de dois a três minutos para evitar o ressecamento local.

 

Fonte:  FEBRASGO 2009

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design