blog

Higiene íntima feminina parte 2

Recomendações adicionais

 A higiene genital não tem a finalidade de esterilizar a região que é normalmente colonizada por bactérias, mas sim remover resíduos e o excesso de gordura;

Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral;

A hidratação da pele após a higienização é desejável;

O uso de roupas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local é recomendável;

A depilação da área genitoanal poderá ser feita, mas deverá respeitar a sensibilidade individual de cada mulher. A frequência deverá ser a menor possível, contudo a extensão da área depilada dependerá do gosto de cada mulher, uma vez que o excesso de pelos pode contribuir para o acúmulo de resíduos e secreções.

Após a depilação, o uso de substâncias calmantes (água boricada e soluções de camomila) podem ajudar. As peles ressecadas deverão ser hidratadas assim como se faz nas demais áreas do corpo (usar hidratante não oleoso abrangendo apenas as regiões de pele, sem, contudo englobar a mucosa(compartimento interno) e a semimucosa (compartimento intermediário);

O uso de absorventes externos não respiráveis (com película plástica) no período intermenstrual deve ser evitado;

Casos onde há muita transpiração, perda de urina ou de transudato vaginal excessivo, o uso de absorventes externos respiráveis (sem película plástica) pode ser uma boa indicação para diminuir a umidade local. Trocar periodicamente em, no máximo, 4 horas de intervalo;

Após lavagem, enxaguar exaustivamente as roupas íntimas para retirada de resíduos químicos;

Trocar as roupas íntimas ao menos uma vez ao dia;

Dormir, quando possível, sem calcinha ou com roupas largas para aumentar a ventilação dos genitais.

Recomendações especiais

Pós-coito

Após ato sexual, lavar área genital externa com água e produto de higiene íntima. Não fazer uso de duchas vaginais sem indicação médica. 

Período perimenstrual  e menstrual

Nesta fase o hábito da higiene deveria ser feito com menor intervalo, para aumentar a remoção mecânica dos resíduos e melhorar a ventilação genital com consequente redução da umidade prolongada. Sangue menstrual, maior produção de secreção sebácea, sudorípara e glandular e, uso prolongado de absorventes com película plástica externa, são fatores agravantes da irritação vulvar. Substâncias levemente ácidas favorecem para manter o pH adequado da região genital.

Puerpério(pós parto) recente

O asseio deve ser feito como no período menstrual, com produtos com pH levemente ácidos. A maior frequência da higienização é recomendada; contudo a pele vulvar e a mucosa vaginal estarão menos tróficas (mais fininhas) e mais irritadas.

Pós-menopausa

Devido a menor espessura da pele, recomenda-se lavar, no máximo, duas vezes ao dia, usando produtos com pH próximo ao fisiológico para evitar maior ressecamento e consequente prurido.

Infância

As pré-púberes têm características genitais que exigem cuidados especiais. A falta, mas também os excessos na frequência e fricção durante a higiene podem trazer consequências desagradáveis. Deve ser feito o uso de produtos com pH entre 4,2 a 5,5 quando for dar banho na criança e a cada vez que houver evacuação. Além dos sabonetes líquidos é fundamental o cuidado em secar, cuidadosamente, a região anogenital.

Pós-atividade física

Fazer a higiene dos genitais, logo após o término das atividades físicas para evitar que o suor e outras secreções irritem a pela da vulva.

Vulvovaginites

Na vigência do quadro, as mulheres deveriam procurar tratamentos específicos com seus ginecologistas. A higiene genital pode ser uma necessidade paliativa, mas não deve ser encarada com tratamento.

Pós-depilação

Levando-se em consideração a maior possibilidade do aparecimento de foliculites, ressecamento e irritação da pele, recomenda-se o uso de substâncias antissépticas e anti-inflamatórias naturais (água boricada, infusões de camomila, água termal, etc) nas primeiras 24 horas.

Fonte:  FEBRASGO 2009

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design