blog

MALFORMAÇÕES UTERINAS

MALFORMAÇÕES UTERINAS

As malformações uterinas são também chamadas anomalias dos Ductos Müllerianos, que são alterações congênitas que 3-4% de todas as mulheres apresentam na forma do seu útero.

O útero normalmente é composto de colo e corpo, possui uma cavidade ampla para suportar o crescimento do feto durante os nove meses de gestação. Nas malformações uterinas,  encontramos diminuição da cavidade, aumentando consequentemente as taxas de infertilidade, abortos tanto precoces como tardios e partos prematuros.

São várias as formas de malformações uterinas:

1 – Útero arqueado: esta variedade é considerada uma variante do normal, geralmente não interferindo  na fertilidade da mulher, onde encontra-se apenas uma ligeira indentação do fundo da cavidade uterina.

2- Útero septado: é o tipo de malformação mais comum. O útero por fora apresenta aspecto normal, porém a sua cavidade é dividida por uma estrutura chamada septo, que pode dividir parcial ou completamente a cavidade uterina. Esta variedade de alteração frequentemente altera a fertilidade da mulher aumentando o risco de aborto e de partos prematuros. É o tipo de malformação que tem tratamento quando necessário.

3- Útero unicorno: é o segundo tipo de malformação mais comum. O corpo uterino normalmente apresenta dois cornos (o direito e o esquerdo) e o corno uterino é o local onde se inicia o trajeto da trompa. No útero unicorno, observa-se apenas o corno uterino direito ou o esquerdo, consequentemente diminuindo a cavidade uterina e elevando o risco principalmente de partos prematuros.

4- Útero bicorno: é a terceira mais incidente malformação uterina. Nesta modalidade o útero apresenta alteração dos seus contornos externos e internamente a cavidade uterina é dividida. A depender do tamanho das cavidades uterinas e da distensibilidade individual do útero de cada mulher, também aumenta o risco de abortos e de partos prematuros.

5- Útero Didelfo: é menos incidente que as demais alterações, e é a divisão completa do útero com formação de dois úteros, com cornos uterinos totalmente separados, e cada um com sua própria cavidade e colo uterinos distintos, podendo inclusive ter um septo (divisão) na vagina na maioria dos casos.

6- Agenesia de útero: existe ainda uma Síndrome rara chamada Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (1 em cada 5.000 mulheres), onde a mulher nasce sem o útero, acompanhada em alguns casos de ausência da parte superior da vagina.

Todos os tipos de anomalias uterinas podem estar associadas a anomalias renais, e geralmente são detectadas na vida adulta da mulher como um achado de exame de rotina ou na investigação de infertilidade ou perdas gestacionais.

A ultrassonografia transvaginal, com o auxilio do ultrassom tridimensional, quando realizado por profissional experiente, tem auxiliado em muito na identificação das malformações uterinas e na diferenciação entre elas.

Dra. Nilvana da S. Costa da Silva CRM 6681 RQE 2381

 

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design