blog

Quando posso detectar o sexo do meu bebê?

Com certa freqüência, somos solicitados a diagnosticar o sexo fetal precocemente.

Sabemos que o sexo genético é definido a partir da fertilização, porém a genitália externa somente se formará no final do primeiro trimestre, isto é, em torno de 14 semanas de gestação.

Devemos salientar que, embora a partir de 11 semanas se inicie a diferenciação da genitália externa, as diferenças entre os sexos são muito sutis nesta época, para a adequada avaliação e correto diagnóstico ultrassonográfico. Nesta época está presente uma estrutura proeminente e pontiaguda, chamada tubérculo genital ou “ phalus”, que será o futuro pênis (no menino) ou clitóris (na menina).

Entre 12 e 14 semanas este tubérculo genital tem ainda o mesmo comprimento, tanto nas meninas quanto nos meninos. Porém temos uma presunção do sexo fetal baseada na inclinação do tubérculo genital.

Esta presunção tem alto índice de acerto, de aproximadamente 80 a 90%.

Cabe ressaltar que nem sempre podemos ter esta “suspeita” do sexo fetal, visto que o bebê tem que estar em uma posição adequada para que esta avaliação da inclinação seja feita de forma correta. Também em alguns bebês esta inclinação é intermediária, e nestes casos não podemos ter nenhuma “suspeita”.

Segundo estudos, a genitália pode ser vista claramente em mais de 81% dos fetos com 14 semanas de gestação e segundo nossa avaliação em aproximadamente 100% dos fetos com 16 semanas ou mais.

                                   

 

                                 Dra. Nilvana Costa da Silva

  Médica ginecologista, obstetra e ultrassonografista da Clínica GESTAR

 Bibliografia: Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Dr. Ayrton Roberto Pastore.

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design