blog

Suplementação de ácido fólico antes da gestação

Atualmente tem-se falado muito sobre o uso de ácido fólico no período pré-gestacional, mas muitas pacientes não sabem o objetivo da suplementação.

O defeito do tubo neural (DTN) é uma patologia que engloba malformações que acometem a cabeça e a coluna, havendo defeito no seu fechamento e ocasionando doenças como anencefalia, espinha bífida e encefalocele. Após a concepção (união do espermatozóide e óvulo), entre os dias 17 e 30 da formação embrionária, ocorre a formação e o fechamento do tubo neural. Desta forma, a medula espinal, o encéfalo, os ossos e a pele que circunda essas estruturas tem seu desenvolvimento embriológico geralmente antes da descoberta da gestação.

Na região Nordeste do Brasil, essa patologia ocorre em 5 casos para cada 1.000 nascimentos; em Pelotas (região Sul), aproximadamente 6 casos para cada 10.000 nascimentos  e na região do Vale do Paraíba, 1,13 para cada 1.000 nascidos vivos. Essa diferença entre as regiões se deve principalmente ao nível econômico da população e sua alimentação básica, muitas vezes com baixa ingesta de folato.

A deficiência de folato pode impedir a renovação celular adequada durante um momento crítico no fechamento do tubo neural, resultando assim na sua formação incompleta.

O ácido fólico é uma vitamina pertencente ao complexo B, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M. Apresenta papel fundamental no processo de multiplicação celular, na formação de proteínas estruturais e hemoglobina. O folato é a forma natural encontrada nos alimentos, predominantemente, em vegetais de folhas verde-escuras, couve, brócolis, aspargos, espinafre, feijão, lentilha, grão-de-bico, amendoim, ervilha, milho, morango, kiwi, suco de laranja e fígado. O ácido fólico, forma mais oxidada e estável de folato, é a versão sintética do folato, utilizado como suplemento nutricional e na fortificação de alimentos, como a farinha.

Sabe-se que a reposição periconcepcional de ácido fólico previne o DTN. Considerando a formação embriológica do sistema nervoso central (SNC), para prevenir DTN, qualquer mulher em idade fértil deve receber suplementação de ácido fólico diariamente, pelo menos 30 dias antes de engravidar, e continuar tomando esse suplemento durante o primeiro trimestre (três meses) de gestação.

Dessa forma, a suplementação regular com ácido fólico sintético para todas as mulheres em idade fértil com risco potencial para engravidar aumenta as chances de uma gravidez saudável e diminui a possibilidade de ter uma criança com DTN.

Dra Cristina Silveira Soncini Buratto

Clínica Gestar

 
Copyright © 2011 Clínica Gestar. Todos os direitos reservados.
Projeto do Site: Claren Design